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 Carta de Missão

 

A Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt) visa promover o alargamento, divulgação, consolidação e promoção de boas práticas dos centros de línguas e estruturas afins no Ensino Superior em Portugal.

 

Esta associação tem ainda como objectivo oferecer uma melhor prestação de serviços à comunidade, de forma a contribuir para a valorização da aquisição e competência plurilingues ao longo da vida. Pretende ainda contribuir para a inserção profissional dos estudantes bem como para o aumento qualitativo e a projecção das instituições de Ensino Superior que acolhem estes centros de línguas e estruturas afins.

A formação desta associação traduz a vontade de contribuir para a promoção da diversidade linguística e cultural através de reuniões de trabalho, acções de formação e colóquios informativos e de intercâmbio. As diferentes instituições manter-se-ão informadas, tomando decisões colectivas sobre temas relacionados, constatando oportunidades de melhoria, numa troca de experiências sobre as boas práticas e procedimentos a favor do desenvolvimento de didácticas integradas para valorizar o património pedagógico comum.

Os associados comprometem-se, num espírito de complementaridade, a:

  • Participar com assiduidade nas reuniões e encontros da Associação.
  • Promover a disponibilização de serviços.
  • Colaborar com a ReCLes.pt no sentido de promover projectos e acções que possibilitem uma melhoria de qualidade de serviços relativos às línguas e culturas nos centros de línguas e estruturas afins no Ensino Superior.
  • Promover a acreditação e certificação das actividades, pedagógicas e outras, no âmbito dos centros de línguas.
  • Adequar os recursos didácticos e equipamento técnico para a aprendizagem colectiva e/ou individual de línguas estrangeiras.


Mais especificamente, nas áreas de ensino de línguas, educação intercultural e tradução, os associados também se responsabilizam por:

  • Promover o ensino e divulgação de línguas estrangeiras e das suas culturas.
  • Promover o ensino das línguas para fins específicos.
  • Dinamizar o ensino/aprendizagem das línguas, dar a conhecer projectos em curso e promover acções de carácter científico e cultural.
  • Difundir os resultados dos progressos tecnológicos relacionados com o ensino/aprendizagem das línguas.
  • Promover o plurilinguismo, estimulando o desenvolvimento de competências plurilingues e interculturais.
  • Promover projectos na área da educação intercultural e interlinguística.


Relativamente à cooperação em rede, investigação, assessoria linguística e tradução e, por fim, integração de línguas e conhecimento científico, os associados ainda se comprometem a:

  • Oferecer cursos de línguas em rede.
  • Cooperar com outros centros, nacionais e estrangeiros, na concepção de cursos de línguas em ambiente de e/b-learning.
  • Conceber e desenvolver projectos de investigação e de inovação científico-pedagógica.
  • Divulgar boas práticas e projectos de Inovação e Desenvolvimento (I&D).
  • Promover a investigação em didáctica das línguas.
  • Contribuir para a análise, aprofundamento, construção e difusão do conhecimento científico.
  • Promover a área da pesquisa e do ensino da tradução em todas as suas vertentes.
  • Disponibilizar de consultoria linguística.


A Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal disponibiliza-se a:

  • Auscultar os associados na promoção da investigação na inovação, tecnologia e qualidade de ensino que possam melhorar o ensino de línguas e culturas.
  • Potenciar projectos e actividades a desenvolver com vista à actualização da inovação, informando os associados de possíveis subsídios e financiamentos nacionais e europeus.
  • Organizar grupos de trabalho sobre temas específicos e reuniões, sempre que seja útil aos associados, com consultadores exteriores.
  • Apoiar a organização e constituição de novos centros de línguas e estruturas afins no Ensino Superior.
  • Estimular a investigação em didáctica de línguas e a troca e difusão de material pedagógico, publicando os resultados destas actividades na área de ensino de línguas estrangeiras.
  • Permitir a adesão das Instituições associados à Confédération Européenne des Centres de Langues de l'Enseignement Supérieur (CercleS).
  • Representar os interesses específicos dos associados junto das autoridades competentes.
  • Defender e promover a aprendizagem de línguas de acordo com o objectivo europeu que visa favorecer a aquisição de competências na língua do país limítrofe e ainda em mais duas línguas estrangeiras para cada cidadão da União Europeia.
  • Zelar pelo acesso em língua estrangeira plurilingue à matéria de redes temáticas.
  • Fomentar cooperação com instituições nacionais, europeias e internacionais já existentes, filiando-se quando for adequado, para potenciar o desenvolvimento de novos projectos à escala nacional e internacional, tais como:

  • A Associação Portuguesa de Professores de Línguas Estrangeiras no Ensino Superior (Aprolíngu@s).
  • Le Fórum Mondial des centres universitaires d’enseignement des langues, que reúne as redes nacionais e regionais comparáveis de África do Oeste, Argélia, Brasil, França, Indonésia e México, lançado já no Canadá em Julho de 2008;
  • La Unión Latina;
  • La Délégation Générale à la Lange Française et aux Langues de France (DGLFLF) bem como l’Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e l’Organisation Internationale de la Francophonie (OIF);
  • La Red Mexicana de Centros de Enseñanza de Lenguas de las Instituciones de Educación Superior (REDMEXCELIES);
  • La Confédération Européenne des Centres de Langues de l'Enseignement Supérieur (CercleS europeia), sendo parceiros as associações dos seguintes países europeus:

  • Espanha - ACLES - Asociación de Centros de Lenguas en la Enseñanza Superior, Instituto de Lenguas Modernas
  • Itália - AICLU - Associazione Italiana Centri Linguistici Universitari
  • Alemanha - AKS - Arbeitskreis der Sprachenzentren, Sprachlehrinstitute und Fremdspracheninstitute
  • Reino Unido e Irlanda - AULC - Association of University Language Centres
  • República Checa e Slovakia - CASALC - Cesko-Slovenská asociácia ucitelov cudzích jazykov na vysokých školách
  • Suiça - FHS-ELHE - Fremdsprachenunterricht an Hochschulen in der Schweiz/ Enseignement de Langues dans les Hautes Écoles en Suisse
  • Finlândia - FINELC - Finnish Network of Language Centres
  • Holanda e Bélgica - NUT - Dutch-Belgian Association of Language Teaching in Higher Education
  • França - RANACLES - Rassemblement National des Centres de Langues de l'Enseignement Supérieur
  • Polónia - SERMO - The Association of Academic Foreign Language Centres
  • Austria - VUS - Verband universitärer Sprachenzentren und–institutionen

 

A par destes parceiros, são também membros associados de CercleS os seguintes países:

  • Dinamarca
  • Estónia
  • Grécia
  • Hungria
  • Islândia
  • Letónia
  • Luxemburgo
  • Roménia
  • Suécia
  • Chipre

 

Castelo Branco, 12 de Maio de 2009

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